03/01/10

MELRO-PRETO

Turdus merula-
Essencialmente europeu, o melro-preto ocorre ainda no norte de África e estreito corredor da Ásia Menor e Central. Vistoso, com porte elegante, tem no canto melodioso, que repete insistentemente, o seu maior atractivo.
O seu habitat inicial era a floresta. Hoje perfeitamente adaptado às zonas urbanas, onde encontra mais alimento e clima nenos agreste, é uma ave muito tolerante ao movimento das cidades e presença do homem. Pelo contrário, os exemplares que permaneceram no campo mantiveram os mesmos hábitos- muito tímidos e cautelosos.
Constrói o ninho em árvores ou arbustos, onde ambos incubam durante cerca de 11-17 dias os 4-5 ovos que pôem em cada uma das 2 a 3 posturas anuáis, de Março-Maio.
Alimentação principal à base de insectos, vermes e bagas.

Nikon: Nikkor (80-400 mm (Dist. focal 400 mm).
Local: Proença-a-Nova.

7 comentários:

Unknown disse...

Retrato com uma luz maravilhosa.

E é verdade, é vê-los nos jardins das cidades, algo indiferentes á presença humana.

joão matos disse...

São umas aves bem simpáticas, existem uns quantos aqui no olival próximo da minha casa.
Gostei bastante da luz e do enquadramento da fotografia, aquela pose é mesmo à melro eh eh eh.

Gata Verde disse...

...de bico amarelo!!
LINDO...

:.tossan® disse...

Se você fica contente com as minhas fotos da natureza, imagina eu então com as tuas cheia de técnica, boa vontade e emoção?! Fantástica como o pássaro! Abraço

Alexandrina Areias disse...

Lindíssima foto! Com uma bonita luz!!!
Aguardo ver fotos por aqui da Serra do Caramulo...:)
Boa semana.
Beijos,
AA

lis disse...

Belíssimo melro, parece tímido mas com pose!Voce é o mestre!
Estou bem Armindo,um pouco distante do Estado do Rio, onde ocorreram as tragédias de deslizamento de terra devido grande temporal, Angra dos Reis é uma cidade turistica muito linda e com muitas encostas íngremes ,apesar de bastante arborizado, o solo cedeu e infelismente ,muitas vidas ceifadas abrutamente.
E o calor continua muito forte,o que indica mais chuvas pesadas. Pudesse escolher ,estaria aí nesse friozinho portugues!
Não sei se o jardim voltará a florir,vai depender de cuidados especiais,ja há sinais de flores ressecadas.Muito sol, pouca água rsrs
Posso ficar sem conexao por algum tempo,se puder guarde flores por onde andar,venho buscar!
muitos abraços

Hellag disse...

uma foto magnifica em luz...e tudo o mais. Estão realmente cada vez mais em todo o lugar...sorte a nosas para os podermos ver em qualquer lugar. Bom ano