27/09/09

BORBOLETA- Zebra


Iphiclides feisthamelii - ( Zebra ) + respectiva lagarta.
A lagarta de cor verde muito vivo, passa a castanho claro quando atinge o estádio de crisálida. Encontra-se essencialmente em abrunheiros, pereiras e pessegueiros, de cujas folhagens se alimenta. Os produtos químicos têm dificultado a sua manutenção. O regresso, ainda que pouco significativo, à agricultura e fruticultura biológicas, têm contríbuido positivamente na manutenção desta e de outras espécies.
Nikon; Nikkor 105 mm, f/2.8, VR, Micro.
Local: Proença-a-Nova.

5 comentários:

pin gente disse...

lindíssimas fotos!

de um verde vivo, vivo!

Alexandrina Areias disse...

Olá Armindo,
estas duas fotos são fabulosas...!!! A forma como fotografa as borboletas e não falo só desta, mas também de outras que já postou, são autênticas pinturas... Simplesmente lindas!!!
Quanto a esta postagem, para além das duas fotos que foram muito bem conseguidas, gostei muito de toda a informação associada... E o grande problema dos produtos fitofarmacêuticos foi a sua aplicação de forma generalizada e sem grande consciência da necessidade da sua aplicação e/ou dos seus efeitos, sobre a restante fauna existente no ecossistema agrário... mas, felizmente, esses hábitos têm e estão a mudar...
Boa semana.
Beijos,

AA

CarlaSofia disse...

A borboleta personifica a metamorfose. Belas fotos!

lis disse...

... precisamos gostar da lagarta,pra admirar a borboleta!
Bonita borboleta -Zebra .

correia247 disse...

Excelente trabalho fotografico, como sempre.
E toda a informacao tambem 5*****
Abracos